Como mencionamos, existem mais de 55 tipos de residência médica autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina . Porém, algumas delas são mais concorridas, enquanto outras são igualmente importantes, ainda que menos procuradas. Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 55 mil médicos e receba conteúdo exclusivo diretamente no seu email. S especializações mais voltadas para diagnóstico e terapia podem igualmente ser realizadas sem pré-requisitos.
- A atuação é, em sua maioria, ambulatorial, mas esses profissionais estão cada vez mais presentes em hospitais e realizando plantões.
- Já, em outros casos, é possível ir pelo caminho da Residência Médica de acesso direto.
- Para avaliar o nível dos futuros médicos, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo aplicou algumas provas nos estudantes.
- A cirurgia bariátrica é um procedimento que reúne um conjunto de técnicas de diminuição do estômago destinada a redução de peso de pacientes com obesidade.
- A especialidade está em voga graças à alta dos esportes - a remuneração é boa e tem amplo mercado, incluindo para as médicas.
A CNRM regulamenta os programas de residência médica do país, enquanto a AMB conta com 27 associações médicas estaduais e 396 associações regionais e, desde 1958, a AMB concede Título de Especialista aos médicos aprovados em rigorosas avaliações teóricas e práticas. Listamos todas as especialidades médicas filiadas à Associação Médica Brasileira , bem como as áreas de atuação médica, reconhecidos pelos Conselho Federal de Medicina . Além disto, você terá um resumo de cada especialidade médica ou área, formas de acesso à especialização, seja pela Residência Médica, através da Comissão Nacional de Residência Médica ou pela Prova de Títulos da AMB. Possibilitar que você conheça as 55 especialidades médicas e 59 áreas de atuação da Medicina e o caminho que você, estudante de Medicina, precisa seguir para conquistar a sua especialização. Neste artigo, adaptada do Portal Residências Médicas, trazemos todas as informações sobre as especialidades médicas e áreas de atuação.
Patologia Clínica E Laboratorial

Certamente, a residência médica no Hospital Universitário de Brasília será marcada pelo ensino de qualidade de um hospital universitário federal, além de referência em serviços de média e alta complexidade. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. G) para o treinamento de cada médico residente são exigidos, no mínimo 150 (cento e cinqüenta) cirurgias de rotina, 40 cirurgias de urgência e emergência, 08 cirurgias neonatais e 05 vídeo-cirurgias por ano. As doenças cardiovasculares são muito comuns na população, o que influencia diretamente no reconhecimento e espaço desse tipo de especialista no mercado. O detalhe é que https://linkando.likes.fans/2p8p9k9m o médico tenha feito antes dois anos de Clínica Médica. Por isso, não é possível sair da graduação e logo tentar uma vaga para se especializar como cardiologista.
Formação Pedagógica
Tanto especialidades clínicas quanto cirúrgicas podem exigir pré-requisitos para ingresso. Por exemplo, Cirurgia Geral é acesso direto, você pode se inscrever assim que terminar a graduação. Outro exemplo, é a Cardiologia, você tem que ter feito Clínica Médica antes.
É um processo dialético efetuado entre um profissional e o paciente ou cliente. O foco da pneumologia pediátrica é o cuidado das doenças respiratórias agudas e crônicas que afetam desde recém-nascidos até adolescentes. A nefrologia pediátrica é a subespecialidade da Pediatria responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de condições que assolam os rins de pacientes entre o 0 e os 18 anos de idade, ou seja, bebês, crianças e adolescentes.
